segunda-feira, 30 de maio de 2011

Teoria das Expectativas de Vroom

Esta teoria baseia-se em que o esforço realizado para conseguir um alto desempenho deve ser recompensado com resultados que façam com que o esforço tenha valido a pena.
Explica-se sobre a base de três factores: valor, expectativa e instrumentalidade.
  • Valor: É a inclinação, a preferência para receber uma recompensa. Cada recompensa, num momento preciso, tem um valor de valor único, embora este valor possa variar com o tempo, dependendo da satisfação das necessidades e do surgimento de outras novas.
  • Expectativa: É a relação entre o esforço realizado e o resultado obtido.
  • Instrumentalidade: É a estimativa feita por uma pessoa sobre a obtenção de uma recompensa.
A motivação expressa-se como o produto destes factores mencionados anteriormente: 
            Motivação = V x E x I

O valor pode ser positivo ou negativo. No primeiro caso existirá um desejo por alcançar determinado resultado e no outro caso o desejo será de fugir de um resultado final específico.
À Expectativa associa-se um valor entre 0 e 1 dependendo da estimativa sobre o esforço realizado e o resultado obtido. Se não existe correspondência entre o esforço e o desempenho, o valor será 0; caso contrário, o valor será 1.
A instrumentalidade também assume um valor entre 0 e 1. Se a estimativa sobre a obtenção da recompensa é equivalente com desempenho então a avaliação será alta; caso contrario a avaliação será baixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário