domingo, 29 de maio de 2011

Ciúme - será doença???

O ciúme é um tipo de sentimento que atinge inúmeros seres humanos. Ocorre quando há distorção do sentimento de zelo e cuidado para com uma determinada pessoa. Ao contrário do que se pensa, o ciúme é um sentimento pessoal, voltado para quem o sente.
O ciúme manifesta-se:
- perante uma ameaça à solidez de um relacionamento;
- diante da possibilidade de perda da pessoa por quem se tem ciúme;
- ou quando se detecta a perda da exclusividade em relação ao sujeito passivo do ciúme.
Essas afirmações diferem-se do que se pensava antigamente, já que se acreditava que o ciúme era um sentimento positivo, visto como uma prova de amor.
Existem pessoas que desde a infância desenvolvem esse sentimento. Ocorre aproximadamente aos quatro anos de idade, quando a criança se identifica com um dos pais (o do mesmo sexo que ela) e sente ciúme até mesmo quando seu parceiro se aproxima.
Em geral, o ciúme manifesta-se por instabilidade na relação, dúvidas, raiva, medo, vergonha por parte de um membro do casal ou dos dois. Pode ser considerado normal, quando ocorre em determinadas situações, como ser excluído e/ou rejeitado pelo parceiro ou ainda quando um terceiro passa a ter a atenção desse; pode ser tensional, quando provoca sentimentos desagradáveis como angústia e fragilidade ligados à relação; e ainda patológico, quando a insegurança proporcionada pelo ciúme promove reações e certezas infundadas.
Em relação ao ciúme patológico, é considerado distúrbio paranoico pela psiquiatria, pois seu portador não diferencia fantasia e imaginação da realidade. É caracterizado por extrema desconfiança, constante busca de provas e confissões. A pessoa com este tipo de paranoia sente-se ansiosa, depressiva, humilhada, com desejo de vingança. Tal distúrbio, se detectado, deve ser rapidamente tratado, pois pode induzir seu portador a tomar atitudes extremamente perigosas!

1 comentário:

  1. Free Bets 2021 - Play £10 No Deposit Free in UK & Ireland
    Free Bets 2021 at The King 카지노 사이트 Of Dealer. The Free Betting Site. Bet365 Sign Up Process • kirill-kondrashin Sports Betting Site • Live Streaming • Sports Betting

    ResponderEliminar