terça-feira, 31 de maio de 2011

Lawrence Kohlberg e o Desenvolvimento Moral

Este psicólogo americano investigou o desenvolvimento do raciocínio  moral com base em dilemas. Com base nestas questões e dilemas, Kohlberg construiu 3 níveis de raciocínio moral, cada um deles sub-dividido em 2 estádios, perfazendo um total de 6 estádios.

Nível I: Pré-convencional (infância) - Neste nível, a criança raciocina em relação em si mesmo, e ainda não compreendeu ou integrou totalmente as regras ou as expectativas sociais.
  • Estádio do castigo e da obediência - Evitar infringir regras que acarretam punições, obediência em si mesmo, evitar danos físicos a pessoas e bens
  • Estádio do objectivo individual instrumental e da troca - Seguir as regras apenas quando se tem interesse pessoal, agir de forma a satisfazer os próprios interesses e deixar os outros fazerem o mesmo
Nível II: Convencional (adolescência) - Neste nível, o indivíduo considera correcto aquilo que está conforme e que respeita as regras, e, as expectativas da sociedade.
  • Estádio das expectativas interpessoais mútuas, dos relacionamentos e da conformidade - Corresponder às expectativas das pessoas mais próximas ou aquilo que as pessoas experam de nós. Ser "bom" é importante, e significa mostrar interesse e boas intenções pelos outros. Estabelecimento de relações reciprocas com as outras pessoas, como lealdade, confiança, respeito e gratidão.
  • Estádio da preservação do sistema social e consciência - Cumprir os deveres com os quais concordamos. As leis são para ser cumpridas, excepto em caso extremos.
Nível III: Pós-convencional (vida adulta) - Um indivíduo inserido neste nível compreende e aceita as regras da sociedade na sua globalidade, mas só porque primeiramente aceita determinados princípios morais que lhe estão subjacentes. No caso de um desses princípios entrar em conflito com alguma regra da sociedade, o indivíduo julgará com base no principio e não na convenção social. 
  • Estádio dos direitos originários, do contrato social ou da utilidade - Ter consciência que as pessoas defendem diferentes valores e opiniões, que grande parte dos valores e regras são específicos de determinado grupo embora devam ser respeitados a fim de se garantir a isenção, até porque fazem parte do contrato social. No entanto há valores, como a vida e liberdade, que têm de ser defendidos e respeitados independentemente da sociedade em questão.
  • Estádio dos princípios étnicos universais - Seguir os princípios étnicos por nós escolhidos. Os acordos sociais são normalmente válidos porque, normalmente, se baseiam nesses princípios. Quando as leis violam esses princípios, agimos de acordo com estes, até porque são premissas universais da justiça: igualdade dos direitos humanos. Kohlberg afirmava que muitos poucos indivíduos atingiam este estádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário