sábado, 28 de maio de 2011

A importância da Experiência Precoce na aprendizagem da linguagem

Ainda em relação ao documentário visionado na aula, deixo aqui este texto sobre a importância da estimulação da linguagem numa criança.
A aquisição da linguagem nas crianças resulta de factores hereditários (genéticos) e factores do meio. Estes segundos têm a ver com as experiências que são promovidas para facilitar as aprendizagens da criança nesta área. No processo de aquisição da linguagem de uma criança é muito importante que as experiências relacionadas sejam promovidas desde cedo, pois, se a estimulação para a linguagem surge demasiado tarde, não é possível a aquisição da linguagem de forma normal. Desde bebé, a estimulação passa por falar muito com a criança o que permite que esta se vá familiarizando com o código linguístico dos pais. A importância da experiência precoce na aquisição da linguagem por parte das crianças ficou relatada de forma algo dramática numa situação real. Uma criança chamada Genie foi trancada pelo pai aos 20 meses de idade. Esta criança viveu completamente só e era amarrada a uma cadeira com bacio, nua, durante o dia e amarrada ao berço de noite. Quando o pai e o irmão se aproximavam dela nunca falavam. Quando, doze anos mais tarde, foi libertada, Genie era incapaz de falar. Apesar de ter feitos muitos progressos após ter sido libertada, Genie nunca foi capaz de atingir um desenvolvimento normal da sua linguagem. Por exemplo, nunca conseguiu utilizar pronomes e não conjugava verbos. A partir desta situação algo macabra, a comunidade científica percebeu a importância do período crítico nas crianças para a aprendizagem da linguagem. Caso não seja aproveitado este período crítico, há aprendizagens que, não tendo sido realizadas na infância, dificilmente serão interiorizadas na vida adulta.

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