terça-feira, 31 de maio de 2011

As regras e a moral dentro de uma Sociedade


Cada sociedade possuí um conjunto de regras sobre os comportamentos desejáveis e indesejáveis que podem ser realizadas pelos indivíduos. Existem acções que são considerados positivas e valiosas, enquanto outras são consideradas negativas e devem ser evitadas. As noções do bem e do mal estão profundamente enraizados nos indivíduos e na sociedade. Nenhuma sociedade não tem tais regras, chamadas de bons costumes ou ética.
Uma vez que os indivíduos vivem numa sociedade e que podem ter interesses coincidentes com os de outros, é fácil gerar conflitos, sendo necessário estabelecer regras para a organização em conjunto.
Aprender as regras começa muito cedo, com os adultos (pais) a transmitir conhecimentos à criança (educação) colocando um forte ênfase no respeito pelas regras, o que torna possível a convivência.
Vendo isto, podemos afirmar que a moral é formado por todas as normas gerais que regem a conduta entre os indivíduos. A componente moral é inata, mas é moldada pela educação, cultura e pela forma da sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário