segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sigmund Freud e o método psicoanalítico

Fundador da psicanálise teórica e prática partiu da ideia base de que os comportamentos humanos são influenciados por instintos reprimidos. A psicanálise pretende, assim, descobrir os significados inconscientes que se ocultam atrás das ações, das palavras e das imagens a fim de curar o indivíduo.
Um dos métodos terapêuticos mais importantes é a interpretação dos sonhos e a associação livre do paciente. Como portador da consciência, o "eu" percebe o mundo exterior e ordena as impressões sensoriais. Por seu lado, o "id" é o inconsciente e o portador dos instintos humanos. O "eu" tenta influir sobre o "id" e actuar como mediador entre este e as exigências do mundo exterior. Seu objectivo é colocar "o princípio da realidade no lugar do princípio do prazer, que domina sem limitações o id . Em relação ao eu, a percepção desempenha o mesmo papel que o instinto em relação ao id. O eu representa a razão e a sensatez, ao contrário do id, que é a paixão". Freud nomeia um terceiro elemento, o superego, portador dos valores "superiores" do ser humano (moral, normas impostas, consciência, dever etc.). A teoria de Freud, que ele estendeu a todos os âmbitos espirituais e culturais, exerceu uma enorme influência sobre as ciências humanas e do espírito.
Há uma expressão famosa de Freud sobre a sua teoria do consciente e inconsciente. Dizia ele que "a nossa consciência é como um iceberg, onde apenas dez por cento está a flutuar na água, e o resto está muito abaixo da água. A parte consciente é o único à tona e inconsciente é o nível de entre a mente consciente e inconsciente".
Para uma melhor interpretação desta teoria, ver o 1º vídeo da barra do lado direito (Teorias de Freud)

Sem comentários:

Enviar um comentário