segunda-feira, 30 de maio de 2011

Consumismo - fenómeno social

O consumo, é um fenómeno social complexo, condicionado por múltiplos factores e, com influência sobre a vida humana. O consumo, pode ter os seu benefícios, mas por outro lado é um fenómeno com que o consumidor deve estar preocupado.
É o acto económico que nos permite concretizar a satisfação de uma necessidade, através da destruição, ou uso de um bem ou serviço. O acto de consumo é um direito mas acarreta obrigações e responsabilidades económicas, sociais, políticas e ambientais.
Vários são os tipos de consumo, desde consumos essenciais e supérfluos a consumo privado e público, individual ou colectivo. Existem pois, diversos padrões de consumo, consoante a época, a localização geográfica, a cultura dos povos, o rendimento das famílias.
Hoje, o consumismo faz parte do ser humano, do seu pensamento, comportamento e do seu quotidiano. Aliás, a vida do ser humano é fundamentalmente alimentada e sustentada pelo forte consumo. Em qualquer local em que nos encontremos, existe uma atracção para consumir através da publicidade/marketing nos media. A televisão acarreta grande parte da responsabilidade deste acto de consumir.
A televisão influencia a vida dos cidadãos. Pelas suas características técnicas, acaba por condicionar o espectador a uma atitude de observação passiva das mensagens que recebe. Ao mesmo tempo, há um aviso dos analistas que chamam frequentemente a atenção para os perigos de manipulação que podem advir do contacto exclusivo com um meio de comunicação de massas tão imediato.
Mas, por outro lado, a dimensão informativa no mundo actual não pode deixar de ser apreciada. Com a revolução das telecomunicações, multiplicaram-se as possibilidades de envio de informações à escala mundial. As populações podem manter-se informadas muito rapidamente. Assim, torna-se mais difícil o exercício de um poder único e central.

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