domingo, 29 de maio de 2011

Jean Piaget

Jean Piaget (1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do séc. 20 na área da Psicologia do desenvolvimento. Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstracto. Acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo.
Jean Piaget considera que a criança tenta compreender o seu mundo através de um relacionamento activo com as pessoas e objectos. A partir dos encontros com acontecimentos, a criança vai-se aproximar do objectivo ideal que é o raciocínio abstracto. Piaget estimulou o interesse pelos estágios maturacionais do desenvolvimento e pela importância da cognição para muitos aspectos do funcionamento psicológico, tendo actuado como uma contra força construtiva à ideia de que as crenças, pensamentos e modos de uma criança abordar problemas são basicamente o resultado daquilo que se lhe ensine directamente. Piaget acredita assim, que os objectivos do desenvolvimento incluem a habilidade para raciocinar de modo abstracto, para pensar sobre situações hipotéticas de modo lógico e para organizar regras, por ele designadas operações, em estruturas de nível superior mais complexo.
Como é do conhecimento geral, Piaget elaborou uma lista de períodos que acontecem ao longo do desenvolvimento intelectual, afirmando ele que a criança passava por cada um deles ao longo do seu desenvolvimento. Para uma melhor compreensão da noção dos períodos de desenvolvimento de Piaget, visionar o 1º vídeo que se encontra na barra do lado direito.

Sem comentários:

Enviar um comentário