quarta-feira, 1 de junho de 2011

O envelhecimento: mudanças físicas e cognitivas


O processo de envelhecer é inevitável e comum a todos nós. As transformações físicas, psicológicas e sociais acabam por acontecer. É notório que, com o passar da idade, a velocidade de desempenho de tarefas e a memória sejam afectadas. Por outro lado o esquecimento é mais frequente e natural. Tudo isto se deve, naturalmente, à idade avançada que caracteriza a velhice, mas também do tipo de vida que o acompanhou até a esse ponto.  Causas secundárias, como o álcool, tabaco e a ausência de exercício físico ajudam, de sobremaneira, ao aparecimento mais precoce dos factores descritos atrás.
Como Erikson disse, é muito comum chegarmos a esta fase da vida e existir um contraste de sentimentos: por um lado, se nos sentirmos realizados, valorizados e agradecidos com a vida passada, existe um sentimento de integridade; mas por outro, acontece muito frequentemente os idosos considerarem a sua vida mal sucedida, demasiada centrada em si mesmo, sem que tivesse deixado uma marca no mundo. Como sabem que a sua hora da morta se aproxima e, por isso, já não há tempo para voltar atrás e corrigir, apodera-se deles um sentimento de desespero.
Para finalizar, referir que junto com o envelhecimento vem a idade da reforma. Deixam de trabalhar, e muitas vezes o seu estatuto familiar muda, mais propriamente para viúvos.    

Sem comentários:

Enviar um comentário