quarta-feira, 30 de março de 2011

Genie "A menina Selvagem"

Visualizamos um documentário na aula que retratava a vida de Genie, uma menina a quem foi negada uma infância por parte dos pais, tendo passado os primeiros 10 anos da sua vida enclausurada numa sala escura sem contacto intimo com outros seres humanos.
Genie era uma menina muito frágil e assustada. Não comunicava com as pessoas e muito menos falava. Deu para entender que era uma rapariga que não estava minimamente habituada a presença de outros seres humanos.
Quando esta menina foi descoberta e o caso tornado público, provocou um enorme alvoroço em todos os cientistas da psicologia humana, já que este era um caso raríssimo na nossa sociedade. Quase não existiam relatos reais de seres humanos a quem foram privados da sua infância e, consequentemente, dos ensinamentos básicos desta (como por exemplo a linguagem). Ou seja, para estes investigadores esta era uma oportunidade única para tentar perceber a importância da infância e o modo como esta afecta o futuro do ser humano.
Também era uma maneira de tentar saber se existe uma idade de aprendizagem, ou seja, se há certos conhecimentos (ex:linguagem) que, se não foram incutidos na criança numa certa idade, ela pode nunca mais aprender esses tais conhecimentos.
Por último, este caso veio dar azo a mais discussões acerca do tema hereditariedade vs meio. A menina apresentava atrasos devido a infância que "não" teve, ou quando nasceu já era atrasada mentalmente?
Todas estas perguntas mereciam respostas, no entender dos investigadores. Ficou de certa maneira provado que existe mesmo uma idade de aprendizagem, já que Genie nunca conseguiu desenvolver a linguagem ate um grau considerado satisfatório.
Por outro lado havia investigadores que defendiam que ela já tinha nascido com um atraso mental, e outros que tinham a certeza que foi devido ao meio onde ela cresceu que se deveu os atrasos mentais. Esta continuava a ser uma área em que não existia consenso, e alvo de muita discussão. Na minha opinião, os dois factores são importantes.
Uma última observação era o facto de toda esta investigação e todos estes investigadores em redor da menina ser, no meu entender, prejudicial para a sua evolução e integração. Constante mudança de lar, processos judiciais,etc, não podem ser benéficos para Genie.